quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

10 dicas para os mochileiros

Como eu sei que há pessoas que estão pensando em também fazer mochilões acompanhando o blog, vou fazer um post com algumas dicas para vocês, amigos subdesenvolvidos bárbaros turcos do terceiro mundo, com algumas coisas que percebemos vantajosas, nessa nossa ainda inexperiente jornada como mochileiros. Seguem 10 dicas elaboradas por mim e pela Mayra:

1. De preferência, compre sua passagem para o local de destino com bastante antecedência. Isso vai te possibilitar planejar, comprar outras passagens, e deixar reservados os locais de hospedagem. Além disso, você pode já pagar, no cartão de crédito, todas essas reservas, mesmo antes de entrar no avião.

2. Tenha amigos com cartões de crédito europeu (ou, se possível, possua você mesmo um cartão europeu). Atenção: não serve cartão internacional, mesmo que ele seja Ouro Master 6 starts Exclusive Van Gohg Miles and More... Há empresas de transporte que só aceitam cartões europes. Nós, por exemplo, só conseguimos as passagens Paris- Marseille, Marseille - Avignon, Marseille - Nice, Praga - Colônia e Amsterdam-Paris, extorquindo nossos amiguinhos residentes no "primeiro mundo".

3. Se você quer realmente economizar, compre um caderno e deixe-o reservado para anotar, absolutamente, TODOS os seus gastos. Desde a passagem de trem, até o bilhete de metrô. Apenas desse modo, você irá conseguir organizar o seu orçamento, e prever possíveis imprevistos (tum tum, tum.... tum... tá).

4. Pesquise, nos guias de viagem ou nessa famosa invenção que rola por aí ( a tal de internet), dias que os museus e outras atrações são de graça. Dois exemplos: o Louvre, toda sexta feira, é de graça para menores de 26 anos, das 18:00 até as 22:00h; e a grande maioria dos museus da França (e possivelmente de outros países) são de graça no primeiro domingo do mês.

5. Se quiser economizar nas refeições, uma ótima opção é fazer compras nos grandes mercados. Na França, por exemplo, há o Carrefour e o Monoprix, assim como na Inglaterra há o Tesco. Nesses lugares, você encontra refeições prontas por 2 ou 3 moedas locais, ou compra comida para preparar sua própria refeição. Com 4 euros por pessoa, no Monoprix, por exemplo, você compra um ótimo pão, um ótimo queijão e um ótimo qualquer complemento.

6. Quando reservar albergues, dê preferência àqueles que oferecem cozinha. Assim, você poderá aproveitar a dica anterior =)

7. Se você for viajar acompanhado, não descarte completamente os hotéis, principalmente aqueles das grandes redes hoteleiras. Muitas vezes, dividir um quarto sai mais em conta do que pagar individualmente em um hostel.

8. Na hora de preparar a mala, leve roupas e acessórios que você possa ir se desfazendo pelo caminho. Isso irá facilitar, e muito, na hora de encontrar lugar para as coisas que você for comprando durante a viagem.

9. Procure saber quais os tipos de tomada que há nos países em que irá visitar. Na europa, as tomadas variam de país para país, então procure levar na mala um adaptador universal. Caso contrário, você não conseguirá carregar o seu celular, a sua máquina ou o seu laptop, que tanto pesa na mochila que você carrega.

10. Esqueçam um pouco dos museus e dos pontos turísticos, por favor. Andem pela cidade, bebam as cervejas locais, conversem com as pessoas, passeiem de ônibus, faça amigos e influcencie pessoas.

Um abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário